Lagartixa algarvia (de Silves mais concretamente). Lagartixa campónia, rural, que vive feliz e contente no campo, longe da cidade. Só tem que se preocupar com as cobras e outros bichos que... as podem comer. E claro em arranjar uns quaisquer insectos para encher o estômago e pôr-se ao sol.
Juntamente com este bicho tenho que fotografar outros bichos que andam por lá como: charnecos; rolas; mochos; corujas; melros; piscos, pica-paus; pardais; verdelhões; cobras; aranhas; baratas; formigas; joaninhas; rãs.
Estes são animais verdadeiros. De manhã, às 6h da manhã agora no verão (pois no campo trabalha-se a partir das 6h da manhã até à hora de almoço) é uma verdadeira sinfonia de musica de aves.
Depois no mundo vegetal temos: marmeleiros; laranjeiras; limoeiros; amexeira; petingueira; abacateiros; tangerineiras e videiras.
A Ruína das Baratas
ResponderEliminarQuando aerossóis químicos falharam em deter as arremetidas das baratas em seu apartamento, três nova-iorquinos chamaram um exterminador profissional do sudoeste da Ásia. "Compraram um geco-de-tócai, uma lagartixa de 30 centímetros, com olhos aljofarados, amarelo-esverdeados, com manchinhas laranjas berrantes e apetite voraz de insetos", noticia o Times de Nova Iorque. De sua casa, sob o refrigerador, a lagartixa saía para alimentar-se dos insetos pululantes. "Costumávamos ouvi-la mastigando-os à noite", disse um dos moradores do apartamento. "Isso, de início, nos fazia acordar à noite, mas depois de algumas noites nós nos acostumamos." Em questão de alguns meses, o geco reduziu o número de baratas a "proporções controláveis".
As aranhas - essas criaturinhas devem ser tratadas como amigos, não como inimigos. São inestimáveis no controle de pragas agrícolas. Uma única aranha de certas espécies pode matar 200 larvas de praga por dia. Por exemplo, se se permitisse a permanência de aranhas numa plantação de morangos, a safra por hectare poderia ser de 6 toneladas a mais do que nas plantações em que as aranhas fossem eliminadas. "Os agricultores devem conservar a população de aranhas", acrescenta o artigo, "o que também limita o uso de pesticidas caros, que contribuem para a poluição ambiental".
ResponderEliminar