

Os especuladores regressam em força. Onde estão os Estados?
Vemos nas notícias (e nas estações de serviço) que a gasolina/gasóleo aumentou…. O que foi noticiado é que nas bolsas o petróleo aumentou porque havia perspectiva do aumento do consumo…. PRESPECTIVA DO AUMENTO DO CONSUMO!!
Ou seja, os especuladores que arruinaram a economia voltaram em força, e os Estado mostram a sua fraqueza ao não conseguir ou não querer controlar os especuladores.
No momento em que a Economia se debate com graves problemas, nomeadamente mercado para os produtos – parte da crise, no momento, advém de que os produtos não têm venda por redução do consumo – como podem os Estados permitir que os especuladores provoquem o aumento dos combustíveis, aumentando assim os custos fixos das empresas?
A demissão dos Estados no controlo da Economia é impressionante. Não se trata de defender a Estatização da Economia, mas trata-se do Estado controlar os ímpetos da ganância daqueles que dominam lugares chave.
Qual é o papel do Estado senão garantir o BEM COMUM? E esse Bem Comum é garantido pela protecção contra aqueles que pela ganância querem explorar os cidadãos.
Sem comentários:
Enviar um comentário