quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Campismo



Havia muitos anos que não acampava... dantes era só trabalho, trabalho, trabalho para nada... Acampar em Sagres, a centenas de metros do Promontório e do Cabo de São Vicente. Depois duma procura de várias horas lá fomo parar a um local, onde já tinhamos estado há tempos com a LPN (www.lpn.pt) na observação de aves.
Diferente do resto do Algarve, como seria de esperar, na noite de sábado forma-se um nevoeiro cerrado vindo do mar (mar frio e terra quente, é propicio à formação de nevoeiros) a ponto das agulhas dos pinheiros captarem a humidade e gotejarem sobre as tendas.
No dia seguinte fomos acordados por .... caçadores às 7 da manhã, com protestos por parte destes porque nós, juntamente com grupos de portugueses, espanhóis e outros, acampavamos em pinheiros escolhidos pelos caçadores para a caça à rola, com abertura de caça oficial em 15.Agosto.
O local de caça é um dos corredores migratórios de aves, entre as quais as rolas bravas, que estão à beira da extinção, motivados pela concorrência da rola turca, introduzida em Portugal, e pelo excesso de caça.
A força do dinheiro é que manda nisto tudo e apesar de em vias de extinção é possivel caçar à rola brava, porque isso dá lucro ao Estado com licenças, seguros, etc. Felizmente ouvem-se as Associações de Caçadores lamentarem-se da redução drástica do número de caçadores... Óptimo. No presente parece que muitas aves começam a recuperar as suas populações. Dizem os mais velhos da quantidade de aves que havia no passado, e falam inclusivé de aves que hoje já raramente se vêem, como flosas.
Campismo, uma boa experiência:) A repetir no mesmo local, mas não aos domingos, dia de caça OFICIAL.

Sem comentários:

Enviar um comentário