terça-feira, 25 de agosto de 2009

250 anos da Batalha de Lagos (1759-2009)

Eu não fazia a minima ideia que tinha havido uma batalha naval entre ingleses e franceses ao largo de Lagos em 1759....

http://www.cm-lagos.pt/portal_autarquico/lagos/v_pt-PT/pagina_inicial/destaques/250%20Anos%20da%20Batalha%20de%20Lagos

As coisas que se aprendem do passado e que são importantes para o futuro...

Perigo !!!!!




Consideremos : Perigo: homens a trabalhar.
Ou seja, não são máquinas, são homens! Quererá dizer que os homens que trabalham nesta obra são verdadeiras máquinas e que por isso constituem um perigo? Serão máquinas (motores de orelha?)?
Ou será que homens a trabalhar são perigosos e como tal, deverão ser impedidos? E enviados para o regime económico do Rendimento?
Provavelmente esta segunda opção, pois realmente um homem a trabalhar, hoje, é uma coisa perigosa e desviante, pois cria o seu Rendimento e desenvolve esforço, ao contrário por exemplo, das novas oportunidades que atribuem o 12º ano só por identificar correctamente a função do botão I/O do telecomando...
Realmente é um perigo, um homem a trabalhar.

Não queremos homens a trabalhar nas redondezas. Queremos segurança, em todas as frentes :)
Já, e a toda a hora. Queremos segurança, não queremos homens a trabalhar que são muito perigosos.
Mas mesmo perigosos!

Alguém tem dúvidas?

domingo, 23 de agosto de 2009

Os fenícios foram os primeiros a viver em Lagos

Ficamos a saber que os Fenícios foram os primeiros a viver em Lagos, depois Cartagineses, Romanos, Visigodos, Árabes e Lusitanos.

Povo interessante, esse povo fenício, que e agora o Libano que se expandiu por todos os lados...

http://www.cm-lagos.pt/portal_autarquico/lagos/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/achados_arqueologicos_barroca_2009.htm

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Animal livre


SAGRES

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Campismo



Havia muitos anos que não acampava... dantes era só trabalho, trabalho, trabalho para nada... Acampar em Sagres, a centenas de metros do Promontório e do Cabo de São Vicente. Depois duma procura de várias horas lá fomo parar a um local, onde já tinhamos estado há tempos com a LPN (www.lpn.pt) na observação de aves.
Diferente do resto do Algarve, como seria de esperar, na noite de sábado forma-se um nevoeiro cerrado vindo do mar (mar frio e terra quente, é propicio à formação de nevoeiros) a ponto das agulhas dos pinheiros captarem a humidade e gotejarem sobre as tendas.
No dia seguinte fomos acordados por .... caçadores às 7 da manhã, com protestos por parte destes porque nós, juntamente com grupos de portugueses, espanhóis e outros, acampavamos em pinheiros escolhidos pelos caçadores para a caça à rola, com abertura de caça oficial em 15.Agosto.
O local de caça é um dos corredores migratórios de aves, entre as quais as rolas bravas, que estão à beira da extinção, motivados pela concorrência da rola turca, introduzida em Portugal, e pelo excesso de caça.
A força do dinheiro é que manda nisto tudo e apesar de em vias de extinção é possivel caçar à rola brava, porque isso dá lucro ao Estado com licenças, seguros, etc. Felizmente ouvem-se as Associações de Caçadores lamentarem-se da redução drástica do número de caçadores... Óptimo. No presente parece que muitas aves começam a recuperar as suas populações. Dizem os mais velhos da quantidade de aves que havia no passado, e falam inclusivé de aves que hoje já raramente se vêem, como flosas.
Campismo, uma boa experiência:) A repetir no mesmo local, mas não aos domingos, dia de caça OFICIAL.

domingo, 9 de agosto de 2009

PORTUGAL PORTUGAL

«O povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem, portugueses, só vos faltam as qualidades». (Almada-Negreiros)

Camaleão - também os há no Algarve


Há pelo menos uma colónia de camaleões no Barlavento, na região de Alcantarilha/Lagoa, mas hoje encontrei um em Silves. Como mandam as regras, quando me viu acelerou o passo (provavelmente desceu duma ameixeira para outra ameixeira) e subiu ao tronco de outra ameixeira. Na palha era verde vivo, em folhas escuras passeou a verde escuro, no tronco.... como me afastei uns minutos, simplesmente deixei de o ver, camuflado no meio da folhagem.
Na Serra do Caldeirão também há camaleões e na Arrábida.
Não tinha a minha máquina fotográfica comigo :(

sábado, 8 de agosto de 2009

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

flores




Flôr do campo no Algarve

Plumeria, na Madeira

Parede amarela com hibiscos vermelhos, na Madeira

sábado, 1 de agosto de 2009

Plumeria rubra

Efeitos colateriais do sol


A contrário das rãs, os humanos têm de se proteger com produtos solares do sol. . . que entra na atmosfera cada vez mais forte. Mas afecta-nos e às rãs, que elas começam a sentir os efeitos das alterações climatéricas, também com queimaduras, elas não podem comprar produtos, mas nós os humanos como tudo é uma oportunidade de negócio... tentamo-nos safar.

Plantar árvores
Eu já dei o meu contributo... plantei... 3 figueiras; 7 abacateiros; 5 nespereiras; 1 acácia rubra; 1 cipreste; 1 plumeria rubra assim como estou a recuperar dezenas de laranjeiras e vários limoeiros.
Se cada um de nós convencesse a sua Câmara Municipal a plantar árvoras com maior densidade por toda a cidade... seriam plantas dezenas de árvores novas por ano...

Rãs


Rãs felizes da vida dentro dum tanque agrícola.
Mas felizes mesmo.

A amêndoas quase para apanhar


Flores em Fevereiro


Amêndoas em Agosto - As amêndoas estão quase boas para seram apanhadas :) Doce de amêndoa, Maçapão .... good good.