terça-feira, 28 de julho de 2009

Polvo em aquário



Este sim, é um verdadeiro polvo, e controlável. Sabe-se onde está e para onde não pode ir. Mas há polvos e polvos :)

Uma floresta de pedra

quinta-feira, 23 de julho de 2009

As raposas manhosas sempre apanham frangos desprevenidos


Há uns anos atrás, quando eu tinha uma empresa, mudei de contabilista porque este insistia a que a minha microempresa se endividasse junto da Banca. O propósito seria a empresa ter tesouraria para poder fazer mais trabalhos. Eu pensava para comigo mesmo, que não fazia sentido eu contrair uma divida sem ter trabalho concreto. A insistência e pressão por parte do contabilista era tão grande que acabei por substitui-lo. Mais tarde vim a saber que haveria comissões por parte do Banco para o contabilista sobre os empréstimos que eu contraisse.

Passado anos, outras pessoas vieram ter comigo, com o discurso de que junta-te a nós que nós temos trabalho para a tua microempresa e vais crescer graças ao nosso trabalho. Vais facturar milhões. Os Bancos disponibilizam dinheiro... Passado tempo, por não ter seguido o raciocinio da primeira situação entrei num estado desastroso. As promessas feitas simplesmente não foram cumpridas.

Ao ouvir as promessas do Estado com as concessões de empréstimos para as empresas e todo o alarido feito em que as empresas iam salvar-se se contraissem dividas (numa época de falta de vendas vão-se contrair dividas? e a que taxas de juro?). Resultado , há dias saiu relatório em que diz que a situação do crédito mal parado por parte das empresas aumentou de forma exponencial recentemente.
Não é preciso ser economista para perceber que contrair dividas numa altura em que não há trabalho significa matar a empresa.
Eu vivi essa situação, o trabalho prometido não veio, nunca veio. Para as empresas que contraem estas dividas, promessas, simplesmente se afundam porque não têm encomendas...
Estamos numa situação desastrosa.

Que fazer? Ser realista e nunca acreditar naqueles que dizem: vai facturar milhões (quão ilusório é o dinheiro); contraia dividas e tudo se resolve; não tem mercado contraia uma divida para arranjar novos mercados...
Que importa esta correria louca atrás do dinheiro? Nada, não vale nada. «Nada te turbe, nada te espante, tudo passa» Teresa d'Ávila (séc. XVI).

ALEGORIA:
Quem pode acreditar que, quando nos apresentam um cesto de maçãs, onde as que estão por cima, visíveis, estão podres, as que estão por baixo, que não podemos ver, estão boas e sãs?
Ou ao contrário, que um cesto de maçãs, as de cima estão boas e as baixo estão podres. A quem nunca aconteceu isso? Comprar bonito por cima e podre por baixo!!

As raposas manhosas apanham sempre frangos desprevenidos.

domingo, 19 de julho de 2009

Mary Chapin Carpenter

Onde a voz é acompanhada pelos instrumentos

sábado, 18 de julho de 2009

O limoeiro, árvore espantosa






O limoeiro é uma árvore espantosa, que no mesmo período do ano (nesta altura) apresenta flores, frutos recentemente vingados; frutos em médio desenvolvimento e frutos já maduros.
O limão é o fruto do limoeiro (Citrus x limon), uma árvore da família das rutáceas. É originário da região sudeste da Ásia. Desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência sobre este citrino encontra-se no livro de Nabathae sobre agricultura, datando do século III ou IV.

Trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminou-se na Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.

Séculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C, na qual o limão proporciona em grande quantidade: o sumo do limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro. Atualmente é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.

Popularizou-se no Brasil durante a chamada Gripe Espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade. SUPER ACTUAL

terça-feira, 7 de julho de 2009

3 períodos da História - Évora


3 períodos da História: Romano; Medieval (no fondo do lado esquerdo) e Barroco (do lado direito).
Quantos séculos passados, quantas vidas e estórias...

Vista sobre Alcochete




Uma vista sobre Alcochete - pormenores da Capela Mater Misericordiae, e sobre um alpendre dum solar que esteve abandonado durante anos mas que agora está recuperado - muito bem (Solar de São João). 04.Julho.09

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Tarântulas à briga


Duas tarântulas brigam afincadamente no chão. Espécie de vespa, solitária, preta e amarela que aparece no Verão.
Tem o mesmo nome da aranhã tarântula, que faz ninho no chão, revestindo-o com teia. Aranha que dá pulos podendo assim escapar-se ou picar. Quer a vespa tarântula quer a aranha tarântula bringam umas com as outras.... eu já vi pelo menos uma luta há vários anos em que perdeu a aranha....
A tarântula aranha tem aproximadamente 3 a 4 cm (em Portugal).

Nota: a vespa tarântula tem este nome no Algarve, mas não aparece registada com esse nome pelo que esse nome deverá ser um nome popular atribuido no Algarve.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Olhai os lírios do campo





Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto á vossa vida, com o que haveis de comer ou de beber, nem quanto ao .vosso corpo com o que haveis de vestir. Porventura não é o corpo mais do que o vestido e a vida mais do que o alimento? Olhai para as aves do céu: Não semeiam, nem ceifam, nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?

Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo! Não trabalham nem fiam. Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos preocupeis, dizendo:

"Que comeremos nós, que beberemos, ou que vestiremos?". Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai Celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos inquieteis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Bem basta a cada dia o seu trabalho.

O Estado existe para receber impostos

Aumento dos combustíveis em resultado da publicação duma Portaria.... Aumento que nada tem a ver com o petróleo nos mercados internacionais mas com alterações introduzidas pelo Estado.....

CRÉDITO FÁCIL e rápido, com um sorriso nos lábios. Crédito em 30 minutos... prometem... mas com taxa de juro de 28% (sim 28%).... o Estado ganha com as taxas e impostos indirectos
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=363436


Aumento de lucro da banca triplica em 2008.... nontícia de primera página... com "taxas de juro" como a de 28% não admira...... Viva a Democracia da ditadura da factura.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Musica fantástica....



Musica que faz lembrar MOÇAMBIQUE
Katie Melua

Charneco ou Pega Azul



Charneco - pássaro belissimo que há em abundância no Algarve, fazem imenso barulho e é um pássaro que habitualmente anda em bando. É relativamente agressivo que defende o seu território. Ainda há dias vi um charneco afastar uma ave de rapina.... Pulam-se nas figueiras carregadas de figos maduros e.... ficam de barriga bem cheia.... Pássaros campónios, mas citadinos também... convivem bem com os humanos nos meios citadinos de moradias...