quarta-feira, 22 de abril de 2009

Liberdade? Seremos livres?

Seremos efectivamente livres? Hoje?
O que é a liberdade? Seremos livres porque podemos criticar quem nos governa? E se esse poder de critica de nada servir porque quem nos governa ignora da mesma maneira, independentemente das criticas, eventualmente justas, que sejam feitas?
Que me interessa ser livre para falar, se depois os meus passos são controlados? Não tenho movimento condicionado pela necessidade da existência de guias de transporte, por exemplo? Sem papéis há confiscação de viaturas pela GNR! É isto liberdade de movimentação? E o micro agricultor que não pode vender o excesso de produção dum terreno agricola onde cultiva produtos de subsistência, por exemplo à beira da estrada porque é incomodado pela GNR? É isto liberdade?
Que me interessa a mim a liberdade de falar se depois não sou completamente livre nos meus movimentos? Nem nas minhas actividades económicas?
Os politicos precisa de liberdade para falar contra quem nos governa, mesmo que esse falar seja ignorado. Mas aqueles a quem a política pouco ou nada diz e os seus movimento são limitados pela autoridade serão livres?
Não creio que o sejam. Podem usufruir do direito de falar de política, duma politica eventualmente distante, e que falar de nada serve, se o que é necessário para a sua activade do dia a dia, isso sim é limitada.... somos maioritariamente nós todos pouco dotados de efectiva liberdade. Vivemos numa liberdade condicional, imposta pela ditadura do dinheiro. Pela ditadura das facturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário