quarta-feira, 25 de novembro de 2009
terça-feira, 24 de novembro de 2009
domingo, 22 de novembro de 2009
Site para verificar se chove
O site norte-americano dedicado aos surfistas é duma precisão bastante admirável no que respeita à previsão para a chuva.
WWW.WINDGURU.COM
Escolhendo a praia mais próxima de nós dá-nos indicação das horas em que vai chover e as respectivas quantidades de chuva... e acerta :)
WWW.WINDGURU.COM
Escolhendo a praia mais próxima de nós dá-nos indicação das horas em que vai chover e as respectivas quantidades de chuva... e acerta :)
sábado, 7 de novembro de 2009
Romãs

Está na altura própria para a colheita das Romãs. Esta palavra em português é única, que foge à origem em latim que se manteve em outras línguas, inclusivé o inglês (Punica Granatum; Granade; Granada, etc).
Segundo pesquisadores russos, a romãzeira provém do centro do Oriente Próximo, que inclui o interior da Ásia Menor, a Transcaucásia, o Irã e as terras altas do Turcomenistão, junto com outras plantas frutíferas como a figueira, macieira, pereira, marmeleiro, cerejeira, amendoeira, avelaneira e castanheira.
A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora.
Quando os judeus chegaram à terra prometida, após abandonarem o Egito, os 12 espias que foram enviados para aquele lugar voltaram carregando romãs e outros frutos como amostras da fertilidade da terra que Iavé (Deus) prometera. Ela estava presente nos jardins do Rei Salomão. Foi cultivada na antiguidade pelos fenícios, gregos e egípcios. Em Roma, a romã era considerada nas cerimônias e nos cultos como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade.
Os semitas a chamavam de “rimmon”, para os árabes era conhecida como “rumman”, e mais tarde, os portugueses a chamaram de romã ou “roman”. Na Idade Média a romã era freqüentemente considerada como um fruto cortês e sanguíneo, aparecendo também nos contos e fábulas de muitos países. Os povos árabes salientavam os poderes medicinais dos seus frutos e como alimento. Tanto a planta, como o fruto, têm sido utilizados em residências ou em banquetes pelo efeito decorativo das suas flores e dos seus frutos, além do seu uso como cerca viva e planta ornamental. Segundo uma antiga crença popular, se você levar na carteira três sementes de romã, "dinheiro nunca há de lhe faltar".
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Catedral de Silves - Em restauro
A Catedral de Silves entrou em restauro. Depois do tecto estar quase a cair durante anos, finalmente avançam as obras de restauro.
Edificio imponente para Cidade tão pequena, que revela a importância desta Cidade no passado.
Daquilo que me é dado a observar, Silves nem tão cedo voltará a ser uma cidade importante, pois a sua riqueza (do Concelho) - a aggricultura - é praticada por pessoas com idade avançada... Pelo menos na aldeia onde se situa a minha Horta (de São Bruno).
Catedral de Silves - Edifício do séx. XIII, com importantes reconstruções verificadas ao longo do tempo na sequência de terramotos. A fachada é barroca e foi construida depois do terramoto de 1755.
Arborização urgente - urgente

Neste mês de Novembro / Outubro , sentimos , eventualmente pela primeira vez de forma fisica o desequilibrio do clima, com as alterações climáticas, através do calor excessivo.
Entretanto olhamos para as nossas serras do interior e em muitos sítios.... simplesmente não existem árvores.
Para onde foram as árvores? Tanto mato e mato (estevas). E onde existem, existem sobreiros. Porque não plantar sobreiros?
Qual o papel do Estado nisto tudo, que se calhar envia dinheiro para o brasil para a floresta amazónica e andamos todos preocupados com a mata amazónica e ao pé da porta.... a reflorestação/arborização faz falta imensa.
PEnse nisso e plante uma árvore.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Eco-Aldeias
Uma interessante visão diferente de viver. Estou cada vez mais convencido de que este é o futuro a seguir :)
http://www.nelsonavelar.com/permacultura/terramada/terramada_associacao.php
http://www.nelsonavelar.com/permacultura/terramada/terramada_associacao.php
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)